Fernando de Noronha


                                                          Praia de Cacimba do Padre

Você alguma vez já ouviu dizer que existe Paraíso na Terra? Olha, eu tenho uma desconfiança enorme de que o paraíso fica neste lugar.

Uma das coisas que ouvimos lá assim que chegamos (e que surpreende cariocas!) foi : "aqui a criminalidade é zero. Portanto, dá pra sair de noite sem perigo..."

Bom, mas então você certamente se surpreenderia também em saber que já houve presídios por lá. Mas isso foi há muito tempo...

A história de Noronha é muito rica e vale a pena conhecer. Você pode fazer uma pesquisa por conta própria ou fazer um passeio histórico por lá, visitando os lugares in loco.

Mas vamos às dicas principais:

1) Antes de ir é preciso se preparar bem. Noronha não é um dos destinos mais baratos do Brasil. Muitas coisas lá são bem mais caras que o normal (inclusive água)pois tudo vem do continente, normalmente de barco. Portanto sugiro programar o período, comprar as passagens com antecedência, e contratar inclusive o receptivo. E também pesquisar os lugares para hospedagem. Vamos falar de cada um a seguir.

2)Daqui do Rio não há passagem direta para Noronha. Nós fomos por Recife. Mas a viagem em si não demora muito. 

                                        Vista aérea de Recife, indo para Noronha

3)Quanto à melhor época, depende do que você quer fazer. Se, como nós, só quer ir passear, então acho que o período de seca é melhor. Nós fomos em setembro.

4) Eu acho que um receptivo é importante. Primeiro porque há passeios que você não vai poder fazer por conta própria, como passeios de barco, por ex. Mas antes de contratar é bom ler as descrições dos passeios com cuidado para evitar, por ex, fazer 2 passeios muito parecidos. Eu sugiro que para começar você faça a volta toda da ilha, pois já lhe dá uma ideia geral. Há pessoas que alugam buggy para fazer passeios na parte terrestre. Pode ser legal se você não se importa em dirigir em viagens (eu detesto) e se ficar hospedado em um lugar afastado. Mas é bom saber que lá a gasolina é muito cara! (estava quase 10 reais o litro agora em setembro de 2024), pois, como eu falei, tudo vem de barco.

5)Eu gosto de fazer tudo que posso a pé em qualquer lugar do mundo. Então, ficamos hospedados em uma pousada próxima à Vila dos Remédios, que é por assim dizer o centro da ilha. Era uma pousada pequena em tamanho mas excelente em serviços! Gostamos muito! 


                                                Casa Luz Noronha, onde ficamos

6)Antes de ir, também é preciso saber que há taxas que você precisa pagar. Uma delas é a TPA (taxa de preservação ambiental). Indispensável pagar antes de ir, pois você nem vai poder entrar sem o comprovante de pagamento. Outra taxa é o ingresso para o Parque Nacional Marinho. Na prática você tem que pagar pois é impensável ir a Noronha e não fazer nenhum passeio que se chame "no mar". Mas é útil saber que idosos, por ex, são isentos deste ingresso!

7)Bagagem? Na minha opinião não precisa muita coisa. Trata-se de um lugar despojado, onde você deve se sentir o mais à vontade possível. Em alguns lugares uma papete para caminhar em pedras molhadas e tênis para trilhas pode ser útil. Roupa de banho e bermuda, já tá muito bom. Não precisa de quase nada de agasalho.

8)Pra comer, uma diversidade que agrada à todos. Desde restaurantes a peso na Vila até restaurantes mais sofisticados, para uma comemoração especial. Esta parte é tranquila. 

9) É pra criança? Olha, eu vi até bebê por lá. Mas sinceramente acho que é melhor pra crianças maiores, que vão curtir mais (eles adoram os golfinhos!)

10) O que é "imperdível"? Sinceramente, acho que ver os golfinhos. Foi uma das coisas que mais gostei. Vale também uma visita ao Museu do Tubarão e à sede do Projeto Tamar (tem uma lojinha bem legal lá)


                                                              Golfinhos


                                                          Museu do Tubarão

                                                                     Projeto Tamar

Outra coisa que adoramos foi a trilha que fizemos e assistir ao por do sol ! Acho que isto também é "imperdível"


                                           Por do sol no Forte Nossa Sra. dos Remédios 


                                     Por do sol na Praia do Cachorro (que fica no centro) 


No mais, vá na expectativa de se maravilhar. Noronha é absurdamente linda, com praias famosas em todo o mundo. Uma das gemas preciosas de nosso país!

Nossos vídeos no youtube:

https://youtu.be/OwQM5QAKL9w   - avistamento de golfinhos e um pouco de História


https://youtu.be/LRuWGDxD1MU   -  Praias e Museu do Tubarão


https://youtu.be/W8LS5aD7Xhw    - trilha nas praias e por do sol



Nenhum comentário:

Postar um comentário