Portugal - morar e visitar

                                              Portugal 


A respeito de Portugal, temos a visão de turista e a de morador (nós moramos por um breve tempo na cidade de Aveiro)

Estas informações foram atualizadas em maio, 2022.

Mas vou começar falando para quem quer apenas turistar:


O que me chamou atenção positivamente:
  • A limpeza urbana é muitíssimo melhor que a nossa, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, onde vivemos literalmente mergulhados no lixo
  • Obviamente, sendo eu carioca, não poderia deixar de reparar que é um local muitíssimo mais seguro que aqui. Acontecem assaltos, fomos alertados sobre batedores de carteira e vivaldinos que tentam enganar você de formas variadas. Mas nem de longe aquela sensação de intranquilidade que se tem aqui!
  • A comida é absolutamente deliciosa! Muita coisa do mar, que adoro, os doces são gigantescos e absurdamente deliciosos ...
  • Se você for pensar em termos de Euros, as coisas não são caras. Ficam caras apenas quando você converte. Minha sugestão é: pense na quantia que você levou e use esta conta como parâmetro. Não adianta ficar comparando com nossa moeda quando você está em outro país.
  • Os "falares" são muitas vezes diferentes, apesar do idioma ser o mesmo! É bem divertido aprender formas novas de falar!
  • Lisboa, especificamente, é bem pequena se comparada ao Rio ou São Paulo, pelo menos sem levar em conta a área adjacente. A gente andava muito a pé por lá, era bem fácil (e seguro)
  • Tem bicicleta para alugar, como aqui no Rio em algumas cidades, como Lisboa. 
  • O país é pequeno, por isso ir de trem de uma cidade a outra não é difícil nem demorado. Sugiro explorar esta possibilidade.
O que me chamou atenção negativamente:

  • Percebi algum racismo e sexismo de parte de alguns, especialmente motoristas de taxi. Como eu não estava para me aborrecer, só não dei muito papo. 
  • Falar em taxi, é meio carinho por lá. Use se necessário, você pode se virar bem de metrô na maioria das vezes. Lá tem UBER também (a maioria dos motoristas são brasileiros).
  • Os Portugueses são bem mais objetivos ao se expressar. Por isso, algumas vezes você vai achar que eles são mal educados. Mas é só o jeito deles..

Algumas sugestões e recomendações:

  • Não esqueça de fazer o PB4  (atualmente CDAM), que é um seguro de saúde gratuito do governo brasileiro firmado com os seguintes países: Cabo Verde e Portugal.  Assim, se você precisar de atendimento médico pagará o mesmo que um habitante local. Hoje em dia pode ser feito online.
  • No verão é quente por lá. Já no inverno, bem frio para os padrões cariocas. Adeque seu guarda- roupa mas leve sempre um casaquinho, no verão.
  • Compre os euros com antecedência, bem como as passagens, que ficam muito mais caras se você deixar para comprar perto. 
  • Estude os mapas, tente andar a pé, pesquise o que quer fazer antes de ir, existem muitos sites legais e blogs que dão sugestões ótimas. 
  • No início pode ser um pouco complicado andar de comboio (é como eles chamam os trens) ou de autocarro (ônibus). Mas vale muito a pena. Na dúvida, peça esclarecimentos. Ah, e descobrimos que nem sempre estes esclarecimentos vão partir de algum funcionário (lá não há funcionários para dar informações e algumas estações menores nem tem funcionário algum!). Entretanto, os portugueses costumam ser muito prestativos, então é melhor perguntar para outros passageiros. Para os comboios, o site  www.cp.pt (comboios de Portugal) é excelente e vc pode comprar passagens por lá também. Idoso (a partir de 65 anos) tem desconto.
  • Aqui abaixo indico alguns dos filmes que fizemos, com sugestões e dicas:



                👉 Castelos de Portugal, onde fazemos resenha de alguns 


                                                                       Guimarães



                           👉   Óbidos, uma cidade medieval bem especial...


                                                               Óbidos, cercada por muralhas...


                                      👉 Lisboa

Torre de Belém, Lisboa

Vista do Castelo de São Jorge, Lisboa


                                                              Em frente à Praça do Comércio 




                                              
                                 👉  Aveiro e Porto 


Agora, as dicas para quem vai morar:

Em nossos filmes falamos sobre moradia (custo e cuidados, alimentação (incluindo compras em supermercado), vestuário (incluindo cuidados e compras) , transporte (comboio, autocarro, uber, taxi, aluguel de automóvel) e damos dicas sobre restaurantes e lojas.

Mas aí vão algumas dicas gerais:

Portugal é certamente um país muito mais organizado e bem cuidado que o Brasil. Mas não se iluda: nada é "país das maravilhas". Há dificuldades e é necessário planejar bem e decidir se é mesmo vantajoso ir pra lá de vez. Conheço gente que acabou voltando para o Brasil. 

Do mesmo modo, um "bom emprego" por lá pode ser difícil, mesmo que você seja uma pessoa muito capacitada.

ir para estudar pode ser uma excelente opção, caso você tenha meios para se manter enquanto estuda. Lá em Aveiro, onde moramos, há uma excelente Universidade. Conhecemos vários brasileiros fazendo mestrado ou doutorado. A cidade é encantadora para morar!

Uma dica interessante: algumas vezes você pode optar por morar em uma localidade menor, porém próxima à cidade onde estuda ou trabalha, o que pode sair mais em conta.

Quanto ao transporte, os comboios (trens) funcionam muito bem e vão pra qualquer lugar do país. Era meu meio favorito de transporte! E você pode comprar as passagens antecipadamente no site : www.cp.pt . Há os mais caros e rápidos (os Alpha Pendulares) e os mais baratos, mas todos funcionam bem. 

A comida é excelente! Mas prepare-se para aprender a preparar pratos novos. Ao contrário do que muita gente pensa, nem só de bacalhau vivem os portugueses. Eles tem todo tipo de frutos do mar e a carne de porco é bem popular. As aves também são ótimas, e quanto aos legumes e frutas, maravilhosos! No talho (açougue) do super mercado, há inúmeras opções e os funcionários costumam ser bem prestativos para orientar. 

A vida noturna e cultural é sempre muito boa. Mesmo em cidades menores, há sempre algum evento acontecendo e caso o evento seja numa cidade maior, é provável que você possa ir e voltar no mesmo dia, de comboio. Não esqueça de que lá é muito mais seguro do que aqui pra voltar de noite, mesmo a pé.

Para esportes e exercícios físicos, também há várias opções. Você tanto pode frequentar uma academia quanto correr ou se exercitar na rua, em parques (há muitos por lá) sempre há aparelhos gratuitos (eu vivia fazendo isso em Aveiro) 

Não esqueça de que Portugal é um país muito turístico. Por isso, sempre vale uma visita a outras cidades e regiões (eu recomendo veementemente o Algarve!)

E se você gosta de vinho, como eu...não vai acreditar nos preços e variedade! É o paraíso!

Os links para nossos filmes completos estão na lista abaixo:


https://youtu.be/bVKP2iitXH4  - Aveiro e Porto


https://youtu.be/73F-cQ5ixYo   - Castelos de Portugal

https://youtu.be/EIPDJW08YyM   - dicas sobre morar em Portugal parte 1

https://youtu.be/mmDkjxU7yC4   - dicas sobre morar em Portugal parte 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário