Chapada Diamantina - Parte 1 - Cachoeiras

Como eu adoro as Chapadas brasileiras, sou meio suspeita para falar de suas belezas. Mas se você gosta de natureza e caminhadas, é excelente. Vamos a uma descrição mais detalhada, lembrando que nesta parte estarei falando mais sobre as cachoeiras que visitamos.

                                                                SALVADOR

Fomos do Rio de Janeiro à Salvador em um voo direto de aproximadamente 2 horas. Como ficamos 1 dia lá em Salvador, aproveitamos para fazer aqueles passeios turísticos usuais: Largo do Pelourinho, elevador Lacerda, Mercado Modelo, etc...


                                                          Casa do Carnaval, Salvador 

É fácil ir lá do Pelourinho para o Mercado,  basta pegar o elevador, que é baratinho! E a vista lá de cima é linda, dá fotos maravilhosas.

                                                         Estátua de Zumbi dos Palmares



Sobre o mercado, muito artesanato e restaurantes legais . Os do térreo costumam ser mais simples, porém mais baratos. A comida é bem fresquinha, peixinho frito na hora. 

O centro histórico de Salvador costuma ter uma certa fama de lugar um pouco perigoso em termos de assaltos, mas nada que um carioca não consiga encarar (não é nem pior do que aqui).

Quando viemos embora para o Rio, fizemos um tour pelas praias, mas como não era nosso objetivo não paramos. Mas sugiro uma exploração melhor, as praias são lindas!

Ficamos hospedados em um local chamado Rio Vermelho, que depois soubemos, é um local boêmio e com muitos restaurantes legais, vale uma boa exploração noturna.

                                                                LENÇÓIS 

 


Uma pequena , mas muito vibrante, cidade que fica a umas 7 horas de distância de Salvador. Tivemos a sorte também de presenciar um festival de música que estava acontecendo bem nesta época, o que foi muito bacana. 

Lençóis é uma das portas de entrada mais importantes para algumas das principais atrações da Chapada. Apesar de pequena, é bem preparada para o turismo: vários restaurantes legais e muitas pousadas boas para escolher. 

                                                 Garimpo, o restaurante que mais gostamos

De lá você pode partir para várias excursões, como o Parque da Muritiba - que apresenta de cara uma das coisas mais interessantes desta região: a cor das águas. Há ainda várias cachoeiras que valem a visita. 


                                                           Parque da Muritiba 


Além disso, ressalto a fantástica Cachoeira do Mosquito (mosquito é o nome dado aos pequenos diamantes, que não valem muito em termos financeiros), os Ribeirões , a Fazenda Pratinha (que também oferece uma visita a uma gruta dentro de um rio), o imperdível Morro do Pai Inácio. 


                                               Cachoeira do Mosquito 


                                                     Morro do Pai Inácio 

Mas é muita caminhada! Sugiro veementemente o uso de uma camisa e/ou boné com proteção UV.  E sempre levar bastante água. E não esquecer o tênis adequado e a câmera sempre a postos !

Algumas cachoeiras também contam com outras atrações, como tirolesas e escorregas naturais. Em alguns lugares também as entradas são pagas e meio "salgadinhas" (é o caso , por ex., da fazenda Pratinha, onde tudo é pago à parte. Mas é muito bem organizada e fornece equipamento para a visita à gruta, por ex.)

Já  a Cachoeira do Mosquito, hoje em dia a trilha está muito mais fácil, pois fizeram várias intervenções, hoje em dia é apenas uma grande escadaria (cansativa, mas fácil) . O morro do Pai Inácio é no pé mesmo, mas não acho muito difícil, é só prestas atenção às pedras. E a vista é imperdível mesmo! 

                                                             MUCUGÊ 





De Lençóis fomos para Mucugê, que fica mais perto de outras atrações. Uma cidade menos que Lençóis, e muito mais tranquila. Parece mesmo um cenário de filme. 

Tivemos uma certa dificuldade em encontrar um lugar legal para comer e acabamos em um restaurante a peso, simples, mas bom. Quanto à lembrancinhas, é um pouco mais difícil, a cidade quase fecha toda à noite, principalmente em dias semana. Mas sugiro pelo menos investigar as sempre-vivas, há espécies que só são encontradas lá.

De lá partimos para algumas grutas (das quais vou falar com mais detalhes em outro post) e para a cachoeira mais espetacular onde já estive : o Buracão! 



Na verdade, fica em outro lugar, o município de Ibicoara.  De carro, de Mucugê até o início da trilha é muito chão, inclusive em estradas de terra. Aí, ainda tem a trilha, de mais ou menos 1 hora, com alguns trechos meio desafiadores. 

Mas  a cachoeira compensa o esforço de longe! É simplesmente esplêndida! enorme, fica dentro de um canyon e é preciso nadar pra chegar lá. Mas não é difícil, e também é possível ir pelas pedras ao redor, embora eu ache isto ainda mais difícil. Além disso, é obrigatório o uso de colete salva vidas e ser guiado por um guia local, senão você nem entra na trilha. O colete você pega no local mesmo, e nosso guia já estava agendado antecipadamente. 

                                                          PARA CONCLUIR

A paisagem das Chapadas é algo que não temos aqui no sudeste. Os tipos de rocha e as quedas d'água são um espetáculo que vale qualquer sacrifício. Eu sugiro veementemente que você planeje uma viagem pelo menos a uma destas nossas magníficas Chapadas. 

Obs: Nossa agência receptiva foi a Luck Adventure, que recomendo pela responsabilidade e o conhecimento e cuidado dos guias. Todos estão mencionados em nosso filme.

Quer mais dicas? Nosso filminho: https://youtu.be/U-N_3UHMW84

Nenhum comentário:

Postar um comentário